Massagem Ayurvédica

A Ayurveda é considerada a mais antiga medicina sistematizada da humanidade, é principalmente conhecida por terapia Ayurvédica ou medicina indiana. Sua fundamentação terapêutica é abrangente e integrativa, tendo uma abordagem que considera todos os níveis de existência humana. É um sistema completo, com uma variedade de componentes que visam a saúde emocional, física e mental, ou seja, é um sistema de cura holístico: abrange a saúde no seu todo. Literalmente traduzida, a palavra ayurveda quer dizer “a ciência da vida”. O nome deriva das palavras sânscritas ayur (vida) e veda (conhecimento). 
Reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) a massagem ayurvédica é utilizada por quase toda população da Índia e está sendo amplamente divulgada no mundo. 

Surgida na cultura dos Vedas, não é apenas uma das mais antigas e sim uma das mais completas técnicas naturais para restabelecer o equilíbrio físico e psíquico. Trata-se de uma massagem profundamente relaxante, actuando no campo físico e energético, tendo a função de estimular o fluxo de energia no corpo e a libertação de toxinas e excreções. Quando se massaja a pele o sangue circula melhor e a linfa também flúi melhor e elimina-se mais rapidamente o ama, isto é, as toxinas. Tem como objectivo restaurar o bem-estar físico, mental, energético e emocional. A massagem ayurvédica actua no sistema linfático com o objectivo de desintoxicar o organismo, actua no sistema circulatório com o objectivo de aumentar a produção de glóbulos brancos e a nutrição e oxigenação celular, e actua no sistema energético como o objectivo de desfazer bloqueios energéticos, reequilibrando os chacras e actuando nos sete corpos. 

 


BENEFÍCIOS DA MASSAGEM 
Dentre outros: 
Estimula as energias do corpo físico. 
Equilibra as emoções. 
Facilita o auto-conhecimento. 
Combate o “stress”. 
Recupera e mantém a saúde física, psíquica, mental. 
Amplia a capacidade respiratória. 
Activa a circulação sangüínea. 
Recupera o nível máximo da energia vital, desfazendo os seus bloqueios. 
Reequilibra a energia nos chakras. 
Corrige a postura corporal.
Acrescenta-se os efeitos positivos dos alongamentos e estiramentos, soltura das tensões com a massagem realizada com os pés, redistribuição da energia e o relaxamento que advém da inserção destas novas manobras. 
Na massagem ayurvédica é essencial o uso dos óleos para alcançar os melhores benefícios. Os óleos são nutrientes para a pele, segundo a visão oriental, pois contêm proteínas e hidratos de carbono que são absorvidos pela epiderme e assimilados; isto leva à prevenção da secura, melhora do brilho e evita o envelhecimento prematuro. Estes óleos podem conter óleos essenciais apropriados a cada dosha (tipo de pessoa na cultura ayurveda) e ao tipo de tratamento.
A duração de uma Massagem Ayurvedica é de 60 a 120 minutos, dependendo do paciente. 
Esta massagem não pode ser feita a pessoas com cancro maligno, seropositivas ou grávidas.
A pessoa não deve estar no início da digestão, constipada ou com gripe, com indigestão, febre ou ter acabado de ter relações sexuais.

2015 - Todos os direitos reservados - CentroTerapêuticoLeiria

Siga-nos em

  • Facebook App Icon
Instagram_icon.png